Este projeto contém duas iniciativas diferentes que fizemos para melhorar o serviço de newsletters produzidas de forma editorial pelo jornal Estadão, durante o ano de 2020.

Na primeira iniciativa, precisávamos estabelecer os objetivos de cada newsletter para avaliação e definição de estratégias. Nós queríamos estabelecer objetivos a partir do ponto de vista do usuário. Por isso, fizemos workshops com cada equipe de redação responsável e envolvemos o time de tecnologia.

Aplicação de um dos workshops.

Construímos a visão de produto de cada newsletter adaptada da metodologia Direto ao Ponto. Focamos na empatia com o leitor, pela criação de proto-personas e definição de suas relações com o conteúdo produzido. Além disso, passamos também por uma breve análise da concorrência e dos pontos fortes próprios a cada newsletter.

A partir dessa visão global, cada equipe de redação teve um alinhamento maior entre os seus pares e estabeleceu o objetivo dos seus produtos. Esse objetivo passou a direcionar a geração de pautas das newsletters, bem como as estratégias de divulgação.

O próximo passo seria monitorar as métricas das newsletters para entender se estávamos no caminho certo.


Na segunda iniciativa, nós fizemos incrementos na interface já existente para melhorias na divulgação das newsletters.

Usamos as melhores práticas para eliminar atritos do usuário com a interface e facilitar o cadastro nas newsletters do Estadão. Levamos em conta os três status possíveis para um usuário (usuário sem conta ou anônimo, usuário cadastrado de forma gratuita e usuário com assinatura paga) para fazer melhorias que atendessem especificamente cada situação.

Criamos um fluxo de cadastro para usuários sem conta ou anônimos, a partir dos padrões de desenhos de interface já existentes. Além disso, criamos um email de boas-vindas para cada newsletter, de forma complementar à inscrição.
Tela inicial para a inscrição na newsletter.
Uma vez que o email foi preenchido e o botão clicado, este é o primeiro feedback para o usuário anônimo.
Assim como na versão para desktop, na versão para mobile, uma vez que o email é preenchido, ele fica armazenado e não é necessário ser digitado novamente.

Para facilitar a divulgação, criamos um sistema de inscrição a partir de um link compartilhável que identifica o status do usuário e oferece a opção mais adequada.

Desenho para usuário anônimo que já preencheu o email. A interação de preencher apenas uma vez o email se mantém também nesse fluxo.
Desenho para usuário cadastrado ou assinante, que já está logado no site. O email aparece no campo de texto dando segurança para a inscrição. Se quiser se cadastrar com outro email, o usuário pode sair da conta facilmente.
Desenho para usuário anônimo, quando se depara com link para inscrição de newsletter exclusiva para assinante.

O fluxo também foi pensado para ampliar a quantidade de inscrições. Uma vez que o leitor termina o processo de inscrição, ele tem acesso à lista completa de newsletters e pode continuar se inscrevendo com apenas um clique.

Além disso, criamos emails de confirmação e um email de descadastro dos usuários inativos. Também repensamos o fluxo de descadastro para ser facilitar o processo para o leitor e possibilitar feedbacks recorrentes para a empresa.


Nesses dois projetos, atuei em conjunto com a Product Owner. Fui responsável pela estruturação e mediação do workshop, assim como desenho e detalhamento das telas. Também realizei a documentação e o alinhamento com o time de desenvolvimento.


Próximo projeto: BR Político